Instrução
e Dicas para a Prova de Inglês ICAO/ANAC – English
for Pilots
De
acordo com as últimas mudanças feitas na prova
Warm-up
Nesse primeiro momento
da prova - o “aquecimento”, o piloto deverá responder algumas perguntas sobre
sua vida pessoal e profissional. Vale a pena lembrar que a
prova ICAO não tem por objetivo avaliar conhecimento técnico (pois sua escola
de aviação já deve ter feito isso pra você), mas desempenho. Em outras palavras, jargão técnico e palavras difíceis
não devem ser a maior preocupação nesse momento, mas sim a capacidade do
candidato de interagir efetivamente
diante de perguntas (in)esperadas.
Listening
Existem dois tipos de atividades de listening.
Uma na qual o candidato, colocando-se no papel de um piloto interagindo com um controlador, deve primeiramente
cotejar (em três situações
diferentes) uma instrução. Para cada uma das três situações, o piloto deve,
após cotejar, informar um problema
(proposto pelo examinador), assim como esclarecer
o problema (miscommunication) para o
controlador. Na outra atividade de listening, pede-se que o piloto interprete e relate (três) breves
distintos diálogos (entre um piloto e um controlador/staff etc.), um a um.
Pede-se também que o piloto compare
as situações comentadas e diga a sua opinião sobre, por exemplo, qual evento
pode ser considerado como o mais
perigoso.
Uma dica importante é para
que o piloto, a fim de não acabar caindo num tipo de teste de memória, tome nota das instruções do examinador,
das coordenadas e dos eventos diversos durante o listening para quando ele
tiver que usar (ou repetir) tais informações e/ou especificar uma posição. É
neste momento onde o piloto pode facilmente se confundir ou se esquecer, ou não
ter familiaridade com o assunto que pode acabar complicando o seu desempenho.
Diante disto, devemos
destacar que o piloto é o único sujeito nessa interação capaz de esclarecer
qualquer situação, seja ela entendida ou não. Quando confrontado com uma
pergunta insignificante, devemos sempre solicitar esclarecimento seja ele como
for, total (could you clarify the idea?)
ou parcial (could you repeat the
first/last part of that?), e é
essencial expressarmos qualquer incerteza ao recebermos informações de uma
prova de desempenho – a prova ICAO, pois essa é a finalidade da prova, saber se
pilotos conseguem se expressar diante de conflitos que emergem de situações
rotineiras, atípicas e de emergência.
Picture
description (Aviation Topics)
Nessa última parte, cabe ao piloto falar sobre algum
tema retratado a partir de uma
fotografia selecionada pelo examinador, algo corriqueiro na vida de um piloto,
por exemplo, o(s) fator(es) que poderia(m) causar uma pane no motor representada
pela foto de uma aeronave em voo, com fogo saindo de sua turbina. Nesse momento,
o piloto deverá descrever a imagem e opinar sobre assuntos relacionados ao
tema.
Click for more information about the Santos Dumont Assessment Test
Click for the MOCK 2014 of the ANAC's test
Youtube Tips:
Preparatory book for ICAO/ANAC test for pilots:
Click for the MOCK 2014 of the ANAC's test
Youtube Tips:
Preparatory book for ICAO/ANAC test for pilots: